Copiar e fazer a resolução da atividade no caderno.
ATIVIDADE 1:
VOCÊ CONHECE AS EXPRESSÕES ABAIXO?
Ø INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL;
Ø INTERNET DAS COISAS;
Ø FAKE NEWS;
Ø ALGOTITMO;
Ø BITCOIN E CRIPTOMOEDAS;
Ø HASHTAG
PESQUISE SOBRE ESSES ASSUNTOS, TRAGA E COMPARTILHE COM OS COLEGAS!
ATIVIDADE 2:
ANALISE A LETRA DA MÚSICA E RESPONDA
A letra da música de Gilberto Gil trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital, do ponto de vista socioeconômico.
Pela Internet
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
[...]
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar
GILBERTO GIL. Disco Quanta. Warner Music, 1997 (adaptado)
01 – De que se trata esta canção?
02 – O autor nos mostra que a tecnologia pode estar a serviço de quem?
03 – Que referências a “navegação” aparecem na canção?
04 – Que termos retirados da informática encontramos na canção?
05 – A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:
a) A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.
b) A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.
c) A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação e à inclusão.
d) A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.
e) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.
06 – Na construção da letra da música foram empregados vários recursos da linguagem poética. Copie duas palavras ou expressões que exemplifiquem os seguintes recursos:
a) Rima;
b) Jogos sonoros:
*Aliteração (repetição de consoantes);
* Assonância (repetição de vogais).
c) Metáfora.
07 – Observe:
Informar (fazer saber, instruir) X Infomar (info de informação + mar = mar de informações
Infomar é um neologismo: palavra nova, derivada ou formada de outra já existentes.
Encontre outro neologismo no texto.
08 – Observe:
Conect (unir, conectar, juntar) + cut (cortar, dividir, decepar)
Connecticut: Nome de um importante estado dos Estados Unidos.
Qual é o efeito do uso repetido dessa palavra inglesa nos versos seguintes?
“Juntar via internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar.”
09 – O que é oriki?
10 – Onde se encontra cada uma das localidades citadas na canção? pesquise.
11- Internet como no final da canção, o autor faz uma homenagem a Donga, parodiando a música “Pelo Telefone” (1° samba brasileiro), que na sua época, teve o papel que cabe hoje à Internet. Na paródia, o telefone é substituído pelo celular. Cite os versos finais:
12 – No verso: “Com quantos gigabytes se faz uma jangada”, lembra um ditado popular. Qual?
13 – Qual é o principal objetivo do eu lírico?
14 – A partir do vocabulário de vírus que ataca e destrói informações cria que expressões?
15 – O eu lírico usa os quatro cantos do mundo para nos mostrar o quê?
16 – Ao falar em “infomar” e “infomaré” referimos a que?