Copiar e fazer a resolução da atividade no caderno.
Componente curricular: Educação Física Ano: 9º Bimestre:
1º
ATIVIDADE RITMICA: HIP HOP E STREET DANCE
O
HIP HOP, que pode ser considerado uma cultura popular, teve sua origem na
periferia da cidade de Nova York (EUA), no final da década de 1960, através dos
imigrantes Latinos e dos afro-americanos. As pessoas se reuniam nas ruas para
protestar contra a exclusão das pessoas negras e dos imigrantes, que não
conseguiam emprego, tendo assim, dificuldade de se sustentar. Esses protestos
eram feitos através da dança e da música, principalmente o RAP (sigla para rhythm
and poetry – ritmo e poesia), que trazia em suas letras críticas ao sistema
de políticas dos governantes.
No
Brasil, a dança de rua tornou-se popular no Estado de São Paulo em meados da
década de 1980. As primeiras manifestações ocorreram na capital paulista, nos
arredores de estações de metrô no centro da cidade. O principal local que
agrupava os interessados nessa manifestação sociocultural era a Estação São
Bento, devido ao amplo espaço externo ali disponível, no formato de “concha
acústica” e com pavimentação em mármore, o que facilitava tanto a acústica para
a música RAP, quanto a movimentação no solo para a dança dos b-boys (dançarinos
de street dance). Nesse sentido, houve uma rápida associação entre o
movimento hip-hop americano e sua repercussão inicial em São Paulo e,
posteriormente, em todo o Brasil.
O
estilo mais conhecido dessa cultura urbana e metropolitana tornou-se sinônimo
da dança de rua na época: o break dance. Não há uma definição exata para
a nomenclatura, já que break em inglês significa “quebrar” ou
“interromper”. A dança simulava movimentos como se as articulações estivessem
“quebradas” e ocorria nos intervalos das apresentações de cantores de rap e
disc jockeys (DJs).
Há
quatro principais elementos constituintes do hip-hop: o DJ (disc jockey responsável
pela produção musical), o MC (mestre
de cerimônia), o b-boy ou a b-girl
(dançarino de rua) e o grafiteiro
(realiza a expressão gráfica da cultura urbana).
Há,
ainda, a aproximação de outros grupos socioculturais ao hip-hop,
acrescentando elementos a essa dinâmica na chamada “cultura de rua”, por
exemplo: os jovens interessados no street ball (basquete de rua) ou no
uso de skates. Em todos os casos há destaque para o protagonismo juvenil
de forma muito ampla, pois o movimento foi criado por jovens como manifestação
de um estilo de vida que confronta certos valores tradicionais.
ESTILOS
DE DANÇA
Há
quatro estilos principais de street dance: o breaking; o popping; o locking e o
freestyle.
LOCKING - O
nome é baseado no conceito de movimentos de bloqueio, que basicamente significa
que o congelamento de um movimento é rápido e o "bloqueio" ocorre em
uma determinada posição, mantendo essa por um curto tempo e depois continua na
mesma velocidade de antes. Baseia-se no braço rápido e distinto e os movimentos
das mãos combinados com quadris mais relaxados e pernas. Os movimentos são
geralmente grandes e exagerados e, muitas vezes muito rítmico e bem
sincronizado com a música. O dançarino muitas vezes interage com a plateia
sorrindo. Neste estilo as articulações parecem que estão “trancadas”.
O início do Locking pode ser atribuído a um homem, Don Campbell . No final dos anos 1960 ele reuniu várias danças da moda acrescentando movimentos de sua própria autoria, durante a execução. O Locking original foi criado por acidente: Don Campbell não poderia fazer um movimento chamado de 'Aleatório Robot' e parou em um determinado ponto, enquanto movendo os braços, criando um efeito. Ele não foi capaz de executá-la fluentemente, pois ele não conseguia se lembrar que passo tomar em seguida, mas o público achou uma ação espontânea, quando as pessoas começaram a rir de Don por causa de seus movimentos estranhos, ele respondeu apontando para eles. Essa parada (bloqueio), logo se tornou popular e Don adicionou-o em suas performances. A dança resultante foi chamado Campbellocking, que mais tarde foi encurtado para Locking. Mais tarde, o bloqueio tornou-se parte importante da cultura dança hip hop e a dança influenciou estilos, como o popping.
O início do Locking pode ser atribuído a um homem, Don Campbell . No final dos anos 1960 ele reuniu várias danças da moda acrescentando movimentos de sua própria autoria, durante a execução. O Locking original foi criado por acidente: Don Campbell não poderia fazer um movimento chamado de 'Aleatório Robot' e parou em um determinado ponto, enquanto movendo os braços, criando um efeito. Ele não foi capaz de executá-la fluentemente, pois ele não conseguia se lembrar que passo tomar em seguida, mas o público achou uma ação espontânea, quando as pessoas começaram a rir de Don por causa de seus movimentos estranhos, ele respondeu apontando para eles. Essa parada (bloqueio), logo se tornou popular e Don adicionou-o em suas performances. A dança resultante foi chamado Campbellocking, que mais tarde foi encurtado para Locking. Mais tarde, o bloqueio tornou-se parte importante da cultura dança hip hop e a dança influenciou estilos, como o popping.
POPPING -
Criado na Califórnia em 1970 por Sam Solomon com influências do locking, o
popping foi responsável por energizar o rôbot, que começou a ganhar movimentos
mais dançantes inspirados diretamente pelo funk. Tanto que um dos movimentos
mais clássicos do estilo, o boogaloo, foi criado e batizado pela lenda do
gênero James Brown, que durante suas performances sempre dançava fazendo ondas
com o corpo.
O
popping se baseia na contração e no relaxamento rápido dos músculos do corpo ao
ritmo da música (as articulações parecem estar “saltando”), muitas vezes
criando passos que, assim como o robot, remetem ao ilusionismo. A técnica foi
responsável pelo surgimento de um dos movimentos mais famosos do mundo da
dança, o back slide, criado pelo dançarino Bill Bailey na década de 50 e
imortalizado anos mais tarde por Michael Jackson com o nome de moonwalk.
BREAKING – esse estilo de dança surgiu entre
1975 e 1976 no bairro do Bronx, em Nova York, criada por negros e latinos,
neste estilo as articulações parecem estar “quebradas”.
O termo Break vem da música que os
DJ’s tocavam nas Block Partys (festas de rua) que tinham como fonte o Soul,
Funk, o Jazz e músicas Latinas. O Break Boy (B.Boy) ou Break Girl (B.Girl) veio
do termo Break. Ficaram conhecidos como b-boy e b-Girl, os garotos e garotas ,
por dançarem no break da música. Break (B) é o trecho de maior impacto de uma
música, ou seja, a batida da música.
Por isso b-boy ou b-Girl (dançarinos)
são aqueles que dançam no Beat (batida) da Música.
Existem três fundamentos básicos da
dança Breaking:
1. Top Rock (preparação) é como passos
de Funk estilizado.
2. Foot Work (trabalho dos pés)
traçando as pernas em volta do corpo continuamente;
3. Freeze (congelamento) é a
finalização da dança do B. Boy ou B. Girl;
Os Giros, saltos, acrobacias e todos
os movimentos de ginástica só foram adicionados depois de 1980. Estes
movimentos (power move) não são considerados dança, são apenas movimentos de
dificuldade e velocidade que somados à dança tornam o dançarino mais
extraordinário.
FREESTYLE
– Esse estilo de street dance surgiu na
década de 1970 nas ruas e locais públicos de Nova York, onde dançarinos se
apresentavam com suas habilidades de improviso que lembram a moderna dança
break. Na década de 1980, com a popularização e acessibilidade da música, mais
movimentos foram incorporados na dança.
Características - Embora algumas performances fossem coreografadas, ou
parcialmente coreografadas, o improviso era a força maior por trás do
Freestyle. Dançarinos eram encorajados a criarem novos movimentos e
desenvolverem um estilo pessoal. A dança é difícil, crua e frequentemente
envolve parar e começar. Ao contrário do balé e de outros estilos formais que
raramente mudam, a dança Freestyle é conhecida por sua evolução permanente.
Dentro
desses estilos surgiram movimentos com nomes e significados, que foram sendo
incorporados as apresentações de hip-hop, formando uma espécie de competição,
chamada “batalha” ou “racha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma
roda, apresentando a sua coreografia e simulando um desafio.
Vamos
ver a seguir alguns desses movimentos:
Top-rock,
movimento realizado em planos altos, é um tipo de provocação para outro b-boy e
serve como preparação para movimentos mais complexos que serão realizados.
Up-rock tem
a mesma função do top rock, mas é mais elaborado, pois envolve a presença de
dois b-boys que simulam um tipo de combate com ataque e defesa (algo semelhante
à capoeira quando realizada sem contato entre os oponentes).
Down-rock
ou foot-work são movimentos em que os membros
superiores e o tronco, em contato com o solo, servem como apoio
para que os membros inferiores possam ser movimentados de forma ainda mais
complexa.
Power
moves são movimentos que
exigem bastante força nos apoios com os membros superiores
e nos quais o praticante assume posições invertidas semelhantes às
observadas em alguns movimentos da ginástica.
Freeze
ou suicide é a manutenção, por alguns segundos, da
posição final assumida após a realização de uma sequência de
movimentos. Se houver uma queda proposital do b-boy ao solo, o
movimento final é chamado de “suicídio” (suicide).
Percussão
vocal e corporal
No
Hip-Hop temos também o beat box que consiste na arte de reproduzir sons com a
voz, boca e nariz. Também envolve o cacarejo, imitação vocal de efeitos dos
DJs, simulação de baterias, cornetas e outros instrumentos musicais, além de
outros efeitos sonoros.
E
como curiosidade você sabia que é possível fazer música com o corpo? Palmas,
marcação com os pés, sons no peito, nas coxas, etc. Essa técnica é chamada de percussão
corporal. Experimente “tirar” sons graves, médios e agudos do seu corpo. Por
exemplo, se você bater com a palma das mãos no peito, encontrará sons graves;
no abdome, médios; nas coxas, agudos. Experimente! Para saber mais acesse o site
www.barbatuques.com.br
ATIVIDADES
Escreva
um rap falando da escola, ou da educação física, ou com informações pertinentes
ao hip-hop e aos estilos de street dance.. E não se esqueça da rima!!
Mostre o que você aprendeu
1) Em que década e em qual cidade surgiu a cultura
Hip Hop?
2) Quais os povos foram os precursores do Hip Hop?
5) Temos 4 estilos principais de street dance,
quais são eles?
6) Como são os movimentos do estilo breaking?
7) Em qual estilo de street dance a improvisação
parece uma coreografia?
9) Qual nome do movimento de street dance que se
assemelha aos movimentos da ginástica?
10) Cite o nome de três movimentos usados nos
desafios entre b-boys?