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segunda-feira, 23 de março de 2020

Professor Maurício - 9ºs anos


Copiar e fazer a resolução da atividade no caderno.


Componente curricular: Educação Física       Ano:    Bimestre:

ATIVIDADE RITMICA: HIP HOP E STREET DANCE
O HIP HOP, que pode ser considerado uma cultura popular, teve sua origem na periferia da cidade de Nova York (EUA), no final da década de 1960, através dos imigrantes Latinos e dos afro-americanos. As pessoas se reuniam nas ruas para protestar contra a exclusão das pessoas negras e dos imigrantes, que não conseguiam emprego, tendo assim, dificuldade de se sustentar. Esses protestos eram feitos através da dança e da música, principalmente o RAP (sigla para rhythm and poetry – ritmo e poesia), que trazia em suas letras críticas ao sistema de políticas dos governantes.
No Brasil, a dança de rua tornou-se popular no Estado de São Paulo em meados da década de 1980. As primeiras manifestações ocorreram na capital paulista, nos arredores de estações de metrô no centro da cidade. O principal local que agrupava os interessados nessa manifestação sociocultural era a Estação São Bento, devido ao amplo espaço externo ali disponível, no formato de “concha acústica” e com pavimentação em mármore, o que facilitava tanto a acústica para a música RAP, quanto a movimentação no solo para a dança dos b-boys (dançarinos de street dance). Nesse sentido, houve uma rápida associação entre o movimento hip-hop americano e sua repercussão inicial em São Paulo e, posteriormente, em todo o Brasil.
O estilo mais conhecido dessa cultura urbana e metropolitana tornou-se sinônimo da dança de rua na época: o break dance. Não há uma definição exata para a nomenclatura, já que break em inglês significa “quebrar” ou “interromper”. A dança simulava movimentos como se as articulações estivessem “quebradas” e ocorria nos intervalos das apresentações de cantores de rap e disc jockeys (DJs).
Há quatro principais elementos constituintes do hip-hop: o DJ (disc jockey responsável pela produção musical), o MC (mestre de cerimônia), o b-boy ou a b-girl (dançarino de rua) e o grafiteiro (realiza a expressão gráfica da cultura urbana).
Há, ainda, a aproximação de outros grupos socioculturais ao hip-hop, acrescentando elementos a essa dinâmica na chamada “cultura de rua”, por exemplo: os jovens interessados no street ball (basquete de rua) ou no uso de skates. Em todos os casos há destaque para o protagonismo juvenil de forma muito ampla, pois o movimento foi criado por jovens como manifestação de um estilo de vida que confronta certos valores tradicionais.

ESTILOS DE DANÇA
Há quatro estilos principais de street dance: o breaking; o popping; o locking e o freestyle.

LOCKING - O nome é baseado no conceito de movimentos de bloqueio, que basicamente significa que o congelamento de um movimento é rápido e o "bloqueio" ocorre em uma determinada posição, mantendo essa por um curto tempo e depois continua na mesma velocidade de antes. Baseia-se no braço rápido e distinto e os movimentos das mãos combinados com quadris mais relaxados e pernas. Os movimentos são geralmente grandes e exagerados e, muitas vezes muito rítmico e bem sincronizado com a música. O dançarino muitas vezes interage com a plateia sorrindo. Neste estilo as articulações parecem que estão “trancadas”.
O início do Locking pode ser atribuído a um homem, Don Campbell . No final dos anos 1960 ele reuniu várias danças da moda acrescentando movimentos de sua própria autoria, durante a execução. O Locking original foi criado por acidente: Don Campbell não poderia fazer um movimento chamado de 'Aleatório Robot' e parou em um determinado ponto, enquanto movendo os braços, criando um efeito. Ele não foi capaz de executá-la fluentemente, pois ele não conseguia se lembrar que passo tomar em seguida, mas o público achou uma ação espontânea, quando as pessoas começaram a rir de Don por causa de seus movimentos estranhos, ele respondeu apontando para eles. Essa parada (bloqueio), logo se tornou popular e Don adicionou-o em suas performances. A dança resultante foi chamado Campbellocking, que mais tarde foi encurtado para Locking. Mais tarde, o bloqueio tornou-se parte importante da cultura dança hip hop e a dança influenciou estilos, como o popping.
POPPING - Criado na Califórnia em 1970 por Sam Solomon com influências do locking, o popping foi responsável por energizar o rôbot, que começou a ganhar movimentos mais dançantes inspirados diretamente pelo funk. Tanto que um dos movimentos mais clássicos do estilo, o boogaloo, foi criado e batizado pela lenda do gênero James Brown, que durante suas performances sempre dançava fazendo ondas com o corpo.
O popping se baseia na contração e no relaxamento rápido dos músculos do corpo ao ritmo da música (as articulações parecem estar “saltando”), muitas vezes criando passos que, assim como o robot, remetem ao ilusionismo. A técnica foi responsável pelo surgimento de um dos movimentos mais famosos do mundo da dança, o back slide, criado pelo dançarino Bill Bailey na década de 50 e imortalizado anos mais tarde por Michael Jackson com o nome de moonwalk.
BREAKING – esse estilo de dança surgiu entre 1975 e 1976 no bairro do Bronx, em Nova York, criada por negros e latinos, neste estilo as articulações parecem estar “quebradas”.
O termo Break vem da música que os DJ’s tocavam nas Block Partys (festas de rua) que tinham como fonte o Soul, Funk, o Jazz e músicas Latinas. O Break Boy (B.Boy) ou Break Girl (B.Girl) veio do termo Break. Ficaram conhecidos como b-boy e b-Girl, os garotos e garotas , por dançarem no break da música. Break (B) é o trecho de maior impacto de uma música, ou seja, a batida da música.
Por isso b-boy ou b-Girl (dançarinos) são aqueles que dançam no Beat (batida) da Música.
Existem três fundamentos básicos da dança Breaking:
1. Top Rock (preparação) é como passos de Funk estilizado.
2. Foot Work (trabalho dos pés) traçando as pernas em volta do corpo continuamente;
3. Freeze (congelamento) é a finalização da dança do B. Boy ou B. Girl;
Os Giros, saltos, acrobacias e todos os movimentos de ginástica só foram adicionados depois de 1980. Estes movimentos (power move) não são considerados dança, são apenas movimentos de dificuldade e velocidade que somados à dança tornam o dançarino mais extraordinário.
FREESTYLEEsse estilo de street dance surgiu na década de 1970 nas ruas e locais públicos de Nova York, onde dançarinos se apresentavam com suas habilidades de improviso que lembram a moderna dança break. Na década de 1980, com a popularização e acessibilidade da música, mais movimentos foram incorporados na dança.
Características - Embora algumas performances fossem coreografadas, ou parcialmente coreografadas, o improviso era a força maior por trás do Freestyle. Dançarinos eram encorajados a criarem novos movimentos e desenvolverem um estilo pessoal. A dança é difícil, crua e frequentemente envolve parar e começar. Ao contrário do balé e de outros estilos formais que raramente mudam, a dança Freestyle é conhecida por sua evolução permanente.
Dentro desses estilos surgiram movimentos com nomes e significados, que foram sendo incorporados as apresentações de hip-hop, formando uma espécie de competição, chamada “batalha” ou “racha”, em que os b-boys e as b-girls competem em uma roda, apresentando a sua coreografia e simulando um desafio.
Vamos ver a seguir alguns desses movimentos:
Top-rock, movimento realizado em planos altos, é um tipo de provocação para outro b-boy e serve como preparação para movimentos mais complexos que serão realizados.
Up-rock tem a mesma função do top rock, mas é mais elaborado, pois envolve a presença de dois b-boys que simulam um tipo de combate com ataque e defesa (algo semelhante à capoeira quando realizada sem contato entre os oponentes).
Down-rock ou foot-work são movimentos em que os membros superiores e o tronco, em contato com o solo, servem como apoio para que os membros inferiores possam ser movimentados de forma ainda mais complexa.
Power moves são movimentos que exigem bastante força nos apoios com os membros superiores e nos quais o praticante assume posições invertidas semelhantes às observadas em alguns movimentos da ginástica.
Freeze ou suicide é a manutenção, por alguns segundos, da posição final assumida após a realização de uma sequência de movimentos. Se houver uma queda proposital do b-boy ao solo, o movimento final é chamado de “suicídio” (suicide).

Percussão vocal e corporal
No Hip-Hop temos também o beat box que consiste na arte de reproduzir sons com a voz, boca e nariz. Também envolve o cacarejo, imitação vocal de efeitos dos DJs, simulação de baterias, cornetas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros.
E como curiosidade você sabia que é possível fazer música com o corpo? Palmas, marcação com os pés, sons no peito, nas coxas, etc. Essa técnica é chamada de percussão corporal. Experimente “tirar” sons graves, médios e agudos do seu corpo. Por exemplo, se você bater com a palma das mãos no peito, encontrará sons graves; no abdome, médios; nas coxas, agudos. Experimente! Para saber mais acesse o site www.barbatuques.com.br


ATIVIDADES
Escreva um rap falando da escola, ou da educação física, ou com informações pertinentes ao hip-hop e aos estilos de street dance.. E não se esqueça da rima!!


Mostre o que você aprendeu
1)    Em que década e em qual cidade surgiu a cultura Hip Hop?

2)    Quais os povos foram os precursores do Hip Hop?



5)     Temos 4 estilos principais de street dance, quais são eles?

6)     Como são os movimentos  do estilo breaking?

7)     Em qual estilo de street dance a improvisação parece uma coreografia?



9)     Qual nome do movimento de street dance que se assemelha aos movimentos da ginástica?

10)  Cite o nome de três movimentos usados nos desafios entre b-boys?